Teste Brasil Banda Larga → Medidor de internet gratuito

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou em 2012 seu próprio sistema para os usuários de internet fixa no Brasil testar a velocidade do pacote contratado, o teste Brasil Banda Larga.

O teste serve tanto para conexão de banda larga fixa quando para conexão de internet móvel. Essas ferramentas permitem ao usuário medir a qualidade de sua internet a qualquer momento, recebendo os resultados imediatamente.

Também chamada de EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade), o tste Brasil Banda Larga foi criada para atender a resolução Anatel 574 e 575 como parte do processo para verificar a qualidade das redes que dão acesso à internet no Brasil.

Como usar o teste Brasil Banda Larga?

A Anatel determina que as operadoras de internet forneçam como medida média 80% da velocidade contratada e 40% como medida instantânea.

Para fazer o teste, basta entrar no site e ao lado clicar em “Teste de Velocidade”. A versão atual do site cobre planos de até 200 Mb/s e apresenta duas formas para fazer.

Se você usa o Google Chrome ou Internet Explorer 10+, o teste brasil banda larga não funciona com Java. Por isso, clique em “Teste aqui sem Java”.

Se você usa Firefox ou uma versão mais antiga do Internet Explorer, clique em “Teste aqui com Java”.

Teste de velocidade SIMET

Atualmente, o consumidor também tem como medidor de velocidade o SIMET (Sistema de Medição de Trafego Online), que realiza medições independente para obter informações que possibilitam constantes melhorias de acesso à internet.

A ferramenta é utilizada pela Inmetro para avaliar a conexão brasileira e é homologada pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil. É preciso baixar o aplicativo em seu computador para medir a velocidade.

Ambos os testes também estão disponíveis para conexão de internet móvel, tendo suporte para iOS e Android.
A Anatel divulgou um balanço informando que o serviço de banda larga fixa no Brasil foi o único que registrou crescimento em 2016, no segmento de telecomunicações. Mas isso não impede de você ter que fazer o teste Brasil Banda Larga regulamente, assim terá provas caso a operadora não entregue corretamente a velocidade contratada.

Qual o melhor provedor de internet fixa?

Com base em dados colhidos pelo site, a Anatel consegue mensurar e divulgar qual a melhor internet banda larga em cada região.

A Cabo Telecom alcançou os primeiros lugares em relação à satisfação, disponibilidade, estabilidade e atendimento. Porém, a operadora só atende a região do Rio Grande do Norte.

A Live Tim tem a melhor velocidade de internet fixa, com uma média de navegação de 8,01 pontos. Enquanto a NET Virtua tem uma média de 6,74 pontos, mas conquistou primeiros lugares em satisfação geral em grande do país. A Vivo e a Oi conquistaram 6,13 e 5,62 pontos, respectivamente.

Qual a melhor operadora de internet móvel?

Hoje as principais tecnologias oferecidas na conexão de internet móvel são o 3G e o 4G. Com maior potência, o 4G já funciona em mais de 1526 municípios brasileiros, ou seja, 70% da população já tem cobertura 4G.

Segundo o site Opensignal, a Vivo é a operadora campeã no quesito velocidade de 3G e 4G, a média registrada foi de 15,3 Mb/s. A Nextel ficou em primeiro lugar em relação a latência (intervalo que a rede leva para responder aos comandos).

A Anatel disponibiliza um app onde você pode ver a quantidade de antenas em cada município e a tecnologia disponível e o teste Brasil Banda Larga é outra opção confiável.

A operadora Oi varia entre 30 e 70 Mb/s, porém atende somente capitais e algumas regiões metropolitanas.

A Claro tem o melhor 4G entre mais de 40 operadoras de 16 países, porém a cobertura só está disponível em 187 cidades brasileira e o plano 4G da claro não é nada barato.

E por fim a TIM apresenta boas velocidades chegando até 25 Mb/s, mas o sinal é muito instável e alvo de constantes reclamações dos usuários.

Por isso a importância de realizar o teste de velocidade brasil banda larga, para saber se tanto as empresas de banda larga quanto de internet móvel estão respeitando as resoluções da Anatel.

Medidor de velocidade oficial da Anatel e Inmetro

É muito importante que você use o medidor de velocidade oficial da Anatel e Inmetro, pois assim será possível verificar se a internet que está sendo oferecida realmente é de velocidade compatível com aquilo que foi contratado.

De acordo com a Anatel, o mínimo da velocidade só poderá ser de 80% do pacote total.

Seja voluntário da Brasil Banda Larga

Quer fazer parte do grupo que vai medir a qualidade da internet no Brasil? Basta atender aos critérios da EAQ para voluntários e participar do programa.

A distribuição de voluntários se dá por prestadora e faixa de velocidade contratada, de modo para verificar a qualidade do serviço que atende diferentes perfis de usuários.

Não é necessário ter conhecimento avançado de informática para participar do projeto, somente boa vontade e alguns minutos. É importante ajudar a Anatel a verificar a qualidade do serviço prestado no Brasil e ficar de olho nas operadoras.

A única questão é que você precisa medira sua velocidade usando o teste Brasil Banda Larga regularmente, para cruzar com as informações que irá passar para a ong.

Velocidade da minha internet

A velocidade da internet que a sua operadora fornece, deve ser de pelo menos 80% do que foi contratado inicial, caso contrário a empresa vai estar desrespeitando uma norma que já foi estabelecida pela Anatel.

O conhecimento da velocidade que está ou não sendo fornecida, só pode ser de fato constatada a partir de um teste de velocidade.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.577 votes, average: 4,80 out of 5)
Loading...

27 Comments

  1. Maitê da Fronteira
    • bkdigital
  2. Nathalia Susana Barbosa
  3. Julia Macieira
  4. Alexandre Rego
  5. Giovann Santana
  6. Felipe de Castilhos
  7. Luana Maia
  8. Wesla Varela
  9. Augusto Carvalhães
  10. Francisco Machado
  11. Claric Amorim
  12. Marco Boaventura
  13. Martim Dinís
  14. Júlia da Silva
  15. Emanuela Salgueiro
  16. Flávio Vilela
  17. Lorenzo de Assunção
  18. Vitor Viveiros
  19. Renan Castro
  20. Caroline Lisboa
  21. Stella Muniz
  22. Jorge de Azevedo
  23. Maria Eduarda Pêra
  24. Álvaro Cavalcanti
  25. José Guido
  26. José Guido

Leave a Reply